Publicado por: 5dollarshoes | 19/01/2010

I need 1, 2, 3, 4… NO DAYS OFF!

   “E hoje, algo histórico está para acontecer. Eles estão aplaudindo o DJ. Não é a música, não é o criador, não o músico, mas o meio. É o começo da cultura new rave.” Uma das frases mais apoteóticas que a personagem Tony Wilson cita no filme A Festa Nunca Termina (24 Hours Party People).

   Do começo ao fim servindo como condutor narrativo para ligar os fatos que acontecem durante o filme, como também para analisar no melhor estilo mockumentary o que aconteceu e o que está para acontecer no destino da cultura underground de Manchester entre os anos 70 e 90, Tony Wilson é mostrado como a força motora que trouxe à tona o selo Factory e o clube Haçienda, e fez serem reconhecidas bandas como Joy Division (e depois o New Order), A Certain Ratio e Happy Mondays.

   O filme narra desde a famosa primeira apresentação dos Sex Pistols em um buraco com pouco mais que quarenta pessoas, e segue pelas inspiradas (e loucas) apresentações do Ian Curtis e seu suicídio, até o fechamento do clube Haçienda, que na época era o berço do nascimento da cultura new rave, movimento que misturou o acid rock ao house, passando aí no meio pelo abuso desmedido de todos os tipos de drogas, dificuldades financeiras, descontentamentos com a cidade e o declínio da ordem, chegando ao ponto de pessoas receberem tiros na calçada ou em um bar, sem saber o porque ou daonde.

   Um ótimo ensaio não somente sobre o cenário do rock de Manchester daquela época (que hoje se mostra de novo como um ótimo lugar pra se tirar uma banda de rock), mas da música como um meio de interpretar e dar voz à uma sociedade. Não nos impõe uma idéia positiva ou negativa da vida “sexo, drogas e rock’n’roll”, mas nos faz refletir sobre a herança dessa época na cultura clubber de hoje em dia que anda cada vez mais DIY, disseminada por bandas cada vez mais independentes, seja de gravadoras, seja de idéias massificadas (no filme é até citado o termo indie), ou DJ’s que simplesmente só querem fazer uma festa sem música porcaria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: